Backdoor e familia Argolo

Backdoor e irmãos Argolo, 30 anos representando o surf de Ilhéus
 Começava a temporada de verão 1979 / 80 quando o Jânio Argolo, um dos três surfistas da tradicional família do surf baiano, tomou conhecimento de um novo nicho de mercado que estava nascendo no Brasil: as surf shops.
Graças a sua formação de competidor, visão futurista e o apoio recebido pela família, Jânio acabou impulsionado por este espírito empreendedor e não hesitou em mergulhar nesta ideia.
Começou vendendo acessórios que comprava em suas viagens para o Sul do país, quando competia nos principais eventos do Brasil. Sempre trazia novas tendências para Ilhéus.
Depois de começar vendendo seus produtos na loja de sua mãe, Dona Dalva, a Maré Azurro, Jânio abriu sua primeira surf shop no ano de 1981. Com a estrutura montada, só era preciso um nome que representasse toda a filosofia que iria registrar para sempre a empresa que nascia.
A palavra Backdoor (porta dos fundos), originada de um pico havaiano e um dos principais picos de Ilhéus, em Olivença, soou como uma boa música. Com a escolha do nome e o aval de todos os surfistas da região, iniciou-se a nova era do surf ilheense e baiano, pois foi através dela que surgiu uma nova perspectiva do esporte como um meio de profissionalização do mesmo.
Por muitos anos, a Backdoor foi a sede da Associação Ilheense de Surf (AIS), que surgiu pela iniciativa de vários surfistas da região e teve como o primeiro presidente da entidade, Jânio Argolo, e seu irmão Adalvo Argolo como vice, hoje atual presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS).
A história da Backdoor também se mistura à explosão do mercado surfwear brasileiro nos anos 80. O contato com grandes surfistas e aspirantes a empresários da época fez com que o surf ilheense tivesse uma abertura muito grande nas melhores empresas do ramo.
Surfistas como Sidão (OP) Tino (Stanley), Piazza (Billabong), Tucano (Star Point), Mike (Summer Birds), os irmãos Bruno e Alberto Alves (Fluir), o fotografo Montaury (Costa Sul), Rômulo e Rogério Bastos (Custom), Ronaldo (Radical), atletas como os irmãos Picuruta, Almir e Lequinho Salazar, Paulo Tendas, Quizumba, Quencas, Radiola, Edinho Leite, Testinha, Zezito, Tady, Taiu e Totó Bueno, Paulo Kid, etc.
São tantos nomes que não dá para colocar todos aqui! Esses grandes nomes visitavam com frequência a região e atraíram grandes negócios e apoios para o esporte.
Não demorou muito para surgir grandes atletas patrocinados em Ilhéus, aumentando o número de participantes nos principais eventos da época.
A família Argolo composta por Jânio, Adalvo e Bricio, fizeram suas carreiras e abriram as portas nas competições nacionais para os baianos.
O trio escreveu seu nome no cenário nacional e ainda hoje contribui e dita o ritmo das competições na região. Bricio Argolo é o atual presidente da Associação Ilheense de Surf e vem realizando grandes eventos na região, a exemplo dos Circuitos Sul-Baiano e Ilheense, seguindo a tradição da família.
Galera do surf
Com apoio incondicional da rede de lojas em quase todos os eventos importantes da região, seja no surf, skate, futebol ou em qualquer esporte, a Backdoor é uma das poucas empresas do setor que realmente viveu do esporte e dá suporte ao mesmo durante seus 30 anos.
A tradição da família Argolo no surf brasileiro fez da Backdoor uma das mais conceituadas lojas do Brasil, hoje dirigida pelos quatro irmãos Argolos, Jânio, Adalvo, Bricio e Adhemar, que se dividem na rede de lojas espalhadas por Ilhéus, Itabuna e Salvador.
Deu para perceber que a história da Backdoor tem uma mistura com uma boa parte da história do surf brasileiro.
 Parabéns a Backdoor pelos seus 30 anos e que venham outras décadas de dedicação e profissionalismo com o esporte e seus clientes.
Texto: Gabriel Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade